Metodologia de Ensino
Duas aulas on-line AO VIVO serão ministradas via plataformas de transmissão remota (Google Meet, Zoom ou semelhantes) em calendário organizado pela UNIDA, às segundas-feiras das 19h às 22h (com espaço de quinze dias). IMPORTANTE: a participação nestas aulas AO VIVO não é obrigatória. Elas são gravadas e ficam disponíveis para os estudantes.
Conteúdos, vídeos, podcasts, fóruns, exercícios e avaliações serão disponibilizados no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Cada unidade curricular terá uma duração de 04 semanas.
Os estudantes serão acompanhados pelo docente da unidade curricular vigente com suporte de um tutor.
Objetivos
Objetivos Gerais
Preparar docentes ou coordenadores pedagógicos com atuação no segmento da educação de jovens e adultos, para o exercício pleno de sua função na unidades escolares ou coordenadores regionais, qualificando-os ao cumprimento do direito à educação escolar básica dos jovens e adultos que não tenham tido acesso à educação na idade escolar regular.
Objetivos Específicos
Ao concluir o curso, o formando será capaz de:
Justificativa
Tanto a reestruturação no setor produtivo, a partir dos anos de 1990, quanto o crescente desenvolvimento científico e tecnológico decorrente da economia global e informacional, imprimiram, mundialmente, uma série de mudanças de ordem política, socioeconômica e cultural, inclusive com reflexos na educação. Essa realidade provocou uma série de reformas no âmbito dos países em desenvolvimento, como o Brasil. Em decorrência, as políticas neoliberais acentuaram as desigualdades entre aqueles que têm acesso aos serviços de qualidade e aqueles que ficam às margens dos direitos.
Por outro lado, a partir dos anos 2000, algumas iniciativas se materializaram, no sentido de ampliar e de interiorizar as instituições públicas, como os institutos federais, contribuindo para que o acesso à educação, à ciência e à tecnologia pudesse beneficiar uma parcela mais ampla da sociedade por meio da educação pública e gratuita. Por sua vez, a construção de uma postura crítica leva à necessidade de se superar a lógica exclusivamente produtivista, inserindo-se, no escopo das produções acadêmico científicas e pedagógicas, as demandas que atendam à função social da Instituição.
Essa postura faz com que os processos e os produtos da sociedade global e informacional possam ser referenciados na sociedade e apropriados de modo sustentável. A oferta do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos será uma contribuição de suma importância, uma vez que, além da oferta de cursos de pós-graduação lato sensu ser um dos objetivos institucionais, conforme previsto na Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que cria a Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, às necessidades constantes de transformações econômicas, sociais e culturais, ao longo dos últimos anos, no Brasil, fizeram-se notar como força-motriz para que grupos sociais diversos, historicamente desfavorecidos, que não se beneficiaram da expansão do sistema educacional, como jovens, adultos e idosos analfabetos ou com baixa escolaridade, afrodescendentes, populações do campo (agricultores familiares, indígenas, caiçaras, pescadores, ribeirinhos, quilombolas, extrativistas), crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, população prisional, adolescentes e jovens privados de liberdade e internos em instituições socioeducativas, pudessem ter voz e ansiar a uma posição de beneficiários de um conjunto de políticas voltadas à garantia do direito à educação para todos. Embora o país tenha passado por algumas mudanças e melhorias no que compete à realidade social das populações, esse cenário ainda precisa melhorar.
Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos por entender que estará contribuindo para a elevação da qualidade da educação básica, em especial a pública, formando o Especialista em Educação de Jovens e Adultos através de um processo de apropriação e de produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, capaz de contribuir com a formação humana integral e com o desenvolvimento socioeconômico da região articulado aos processos de democratização e justiça social.
Público-Alvo
Portadores de diploma de curso superior nas diversas áreas (Bacharelado, Licenciatura, Tecnólogo) que sintam necessidade de atualizar e ampliar conhecimentos na área Educação de Jovens e Adultos.
Estrutura do Curso
DISCIPLINA | HORAS |
---|---|
Planejamento Educacional na Educação de Jovens e Adultos | 45 |
Concepções Educacionais e Currículos em Educação de Jovens e Adultos | 45 |
Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos | 45 |
Didática e Metodologia do Ensino na Educação de Jovens e Adultos | 45 |
Avaliação Escolar na Educação de Jovens e Adultos | 45 |
Projetos Interdisciplinares na Educação de jovens e Adultos | 45 |
Alfabetização Digital na Educação de jovens e adultos | 45 |
Políticas Públicas e Educação Inclusiva na Educação de Jovens e Adultos | 45 |
Carga Horária Total | 360 |
A Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018 não faz mais a exigência de produção de um TCC para a conclusão da especialização. Sendo assim, o TCC não faz parte da integralização deste Curso. Estudantes que necessitem fazê-lo por exigências de editais e do mercado, deverão preencher requerimento à Coordenação, que indicará as linhas de pesquisa para cada especialização. Haverá emissão de uma parcela extra no valor de R$ 223,50 sobre esta atividade.
O Curso terá uma duração de 8 meses (variações podem acontecer em função de feriados) Ensino superior completo com apresentação do Diploma emitido por Instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC e ter acesso à internet e e-mail pessoal. Todas as avaliações serão on-line sem a necessidade de comparecimento a Polos. Cada disciplina terá a sua própria avaliação on-line. O estudante que ficar abaixo da média em seu processo de avaliação em uma unidade curricular (disciplina), poderá realizar uma reavaliação no processo de recuperação significativa de aprendizagem no ambiente virtual. A nota obtida substituirá a anterior. O certificado de conclusão do curso será emitido pela Faculdade Unida de Vitória e será enviado para a residência do/a estudante ou pode ser retirado na secretaria da instituição. Dúvidas ou informações sobre as formas de pagamento, favor entrar em contato com nosso departamento financeiro por WhatsApp (27) 3325-2071 ou pelo e-mail: priscilla@fuv.edu.brDuração do Curso
Pré-requisito
Avaliação
Recuperação Significativa de Aprendizagem
(*) A primeira tentativa de Recuperação Significativa de Aprendizagem será gratuita. Caso o/a estudante ainda fique abaixo da média, a partir da segunda tentativa será cobrado o valor de 50% de uma mensalidade para o processo de Recuperação Significativa de Aprendizagem para cada unidade curricular (disciplina).Certificado
Investimento
Forma de Pagamento Valor Total Parcelas Valor da Parcela Cartão de Crédito de R$ 3.402,00
por R$ 2.268,0012 de R$ 253,50
por R$ 189,00Boleto Bancário de R$ 3.402,00
por R$ 2.268,008 de R$ 253,50
por R$ 283,50
Mensalidades de apenas
R$ 198,45
12 x R$ 189,00
No cartão ou boleto
12 x R$ 189,00
No cartão ou boleto
- Plataforma EAD disponível 24h
- Acompanhamento do Tutor
- Reconhecido pelo MEC
- Cursos 100% online
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