Anterior

Dra. Nathalia Sousa Martins

Sobre a professora

Possui doutorado e mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (CAPES), especialização em Ensino Religioso pela Faculdade Unida de Vitória, licenciatura em Ciências da Religião, Pedagogia e Filosofia e bacharelado em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória. Hoje atua como Professora na graduação em Teologia, no Mestrado e Doutorado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória, como também é, professora na rede estadual de educação do estado do Espírito Santo (SEDU) dos componentes curriculares Ensino Religioso e Filosofia. É Coordenadora Adjunta do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (FONAPER) e membro do Grupo de Pesquisa Religião, Educação e Gênero (REDUGE). Tem concentrado suas pesquisas sobre os múltiplos caminhos e descaminhos no entrecruzamento da religião com a educação, com ênfase nas tramas evidenciadas no cotidiano escolar. Contemplando, portanto, a vivência religiosa de discentes e docentes e as práticas de ensino que envolvem o fenômeno religioso. Dentre as questões proeminentes de suas pesquisas, depreende-se o Ensino Religioso e seus aspectos legais, históricos, epistemológicos e pedagógicos, atentando à diversidade de aplicações nos sistemas de ensino brasileiros. Assim, discute também a Ciências da Religião enquanto área de referência do Ensino Religioso e sua aplicação em outros âmbitos da vida humana.

nathalia@fuv.edu.br | Curriculo Lattes

Principais Publicações

1. SOUSA MARTINS, N. F.. Por uma educação empática. In: Rodrigues, Elisa. (Org.). Ensaios da Quarentena: Sobre educação, política, religião e cotidiano. 1ed.São Paulo: Ambigrama, 2020, v. , p. 23-34.

2. SOUSA MARTINS, Nathália Ferreira de; Oliveira, Tãnia Alice . Gênero e Sexualidade na escola, por onde começar?. In: RODRIGUES, Elisa; GOUVÊA NETO, Ana Luiza. (Org.). Religião, educação e gênero: experimentos teóricos. 1ed.Juiz de Fora: Editora UFJF – Selo Estudos de Religião, 2023, v. 1, p. 81-97

3. SOUSA MARTINS, N. F.; MARTINS, G.C.. O Ensino Religioso para além da razão: a crítica de Rubem Alves à neutralidade acadêmica. REVISTA PISTIS & PRÁXIS: TEOLOGIA E PASTORAL, v. 13, p. 553-572, 2021.