Sobre o curso

As mulheres e a Igreja: em memória delas

O curso propõe um percurso interativo no espaço virtual, perguntando pela presença das mulheres na história da Igreja. Trataremos das mulheres no Antigo e no Novo Testamentos, partindo das perguntas: onde elas estão? Como aparecem e como foram nomeadas essas mulheres no antigo e no novo pactos? O curso também tratará das mulheres na Reforma Protestante. Quais as mulheres deixaram uma forte marca na história da Reforma? Além disso, vamos perguntar a respeito das mulheres na Igreja contemporânea, os lugares que ocupam na formação teológica e sobre aquelas que têm recebido ordenação nas diferentes denominações. Há um fio que perpassa todo o curso: trazer uma outra compreensão da presença e participação das mulheres na história.

Calendário de Aulas

Mulheres no Antigo Testamento
Profa. Dra. Marga Janete Ströher

Mulheres no Novo Testamento
Profa. Dra. Marga Janete Ströher

Mulheres no Movimento da Reforma
Profa. Dra. Claudete Beise Ulrich

Mulheres no Movimento da Reforma
Profa. Dra. Claudete Beise Ulrich

Mulheres e a Igreja na Contemporaneidade
Profa. Dra. Nivia Ivette Núñez de la Paz

Mulheres e a Igreja na Contemporaneidade
Profa. Dra. Nivia Ivette Núñez de la Paz

CONHEÇA AS PROFESSORAS

Dra. Claudete Beise Ulrich

CONHEÇA MAIS

Dra. Marga Janete Ströher

CONHEÇA MAIS

Dra. Nivia Ivette Núñez de la Paz

CONHEÇA MAIS

INSCREVA-SE

Informe seu nome
E-mail Inválido
É obrigatório selecionar o Estado em que reside.
Informe seu sobrenome
Entrada Inválida
Preenchimento obrigatório
Entrada Inválida
Abaixo você deverá escolher como deseja efetuar o pagamento, via PayPal, PagSeguro, Depósito Bancário ou PIX.
Leia com atenção: Enviar o comprovante de depósito para o e-mail ou por whatsapp no número +552733252071 (somente whatsapp). Não será aceito comprovante de agendamento de depósito.
Razão Social
CEE - Centro de Estudos Especializado
CNPJ.: 03.962.607/0001-40
Caixa Econômica Federal 
Agência: 0662
Operação: 003
Conta: 1387-5
Banco do Brasil 
Agência: 21-3
Conta: 100727-0
Leia com atenção: Enviar o comprovante do PIX para o e-mail ou por whatsapp no número +552733252071 (somente whatsapp).
CHAVE PIX
 
BRL = Real Brasileiro
0,00 BRL
Desafio inválido

Dra. Claudete Beise Ulrich - Doutora e mestra em Teologia (Faculdades EST). Pós-doutora em História (UFSC), pós-doutora em Educação (UFES). Graduada em Teologia (Faculdades EST), Pedagogia – habilitação Educação Infantil (UDESC).  Especialista em Ensino Religioso e Pastoral Escolar (Faculdades EST). Professora de Teologia e Ciências das Religiões na Faculdade Unida de Vitória-ES na graduação e no programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ciências das Religiôes). Coordenadora da Licenciatura em Ciências das Religiões da Faculdade Unida. Miembro de la Escuela Internacional de Filosofia Intercultural – EIFI, Barcelona/España.  Coordenadora do grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos e Teologia Pública e Estudos da Religião na Faculdade Unida, grupos de pesquisa registrados no CNPq. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) Culturas, Parceria, Educação do Campo (UFES). Email: . Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9944681145159594
Dra. Marga Janete Ströher - Doutora e mestra em Teologia pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST de São Leopoldo/RS. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Direitos Humanos, pela Escola Nacional de Administração Pública/ENAP. Atuou como Assessora Especial de Direitos Humanos e Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Atuou como professora na Faculdades EST, de 2002-2010. Atua como Gestora da Escola Virtual do Instituto Nacional do Seguro Social/INSS. É professora colaboradora da SINAL - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Rio Branco, Acre. Membro da Escuela Internacional de Filosofia Intercultural – EIFI, Barcelona/España. Pesquisa temas relacionados a Educação e Direitos Humanos, Laicidade, Filosofia Intercultural, pensamento decolonial, teorias de gênero e feministas e Teologia Feminista. É Membro do Núcleo de Pesquisa de Gênero da Faculdades EST e do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero e Violências (REGEVI) da Faculdade UNIDA de Vitória/Brasil. Email: . Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9377539583841202.
Dra. Nivia Ivette Núñez de la Paz - Pós-doutorado em Teologia Sistemática (2015-2017) pela Faculdades EST, São Leopoldo (RS) com o Projeto "Em defesa da vida: da violência de gênero para relações humanizadas", bolsa PNPD/CAPES. Doutora (2008) e mestra (2004) em Teologia pela Faculdades EST, São Leopoldo (RS). Licenciada em Teologia (2001) pelo Seminário Evangélico de Teologia, Matanzas, Cuba. Bacharelado em Filosofia (2015-2019) pela SINAL - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Rio Branco, Acre. Professora do Mestrado em Educação e Diretora de Tese da Universidad Internacional Iberoamericana – UNINI-PR e da Universidad Europea del Atlantico - UNEATLANTICO. É professora colaboradora da SINAL - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Rio Branco, Acre. Membro de la Escuela Internacional de Filosofia Intercultural – EIFI, Barcelona/España. É membro do Grupo de Pesquisa Religião, Gênero e Violências (REGEVI) da Faculdade UNIDA de Vitória/Brasil e do Grupo de Investigación Formación, Interculturalidad e Innovación en Educación, UNINI-México e do Grupo de Pesquisa de Teologia Pública, da Pontifícia Universidade Católica, PUC- Curitiba/Brasil. Suas Áreas de Pesquisa e atuação são: Feminismos, Teologia, Filosofía, Violência contra as mulheres, Educação Popular, Interculturalidade, Ética e Direitos Humanos. Email: . Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3269216996688630.