Teologia Negra

A questão racial é um dos temas mais urgentes da teologia atualmente. Se por um lado, o assunto tem ganhado maior notoriedade nos últimos meses por conta do assassinato de George Floyd e o movimento Black Lives Matter, por outro, trabalhos fundamentais de teólogos e teológas do século passado desenvolveram um robusto e importante campo de pesquisas. A Teologia Negra, cuja origem encontramos na década de sessenta nos Estados Unidos, concentra-se na reflexão bíblico-teológica a partir dos desafios sociais, políticos e econômicos dos negros e negras em uma sociedade dominada pelos brancos, estruturada na lógica escravocrata e, consequentemente, racista. Como resultado de mudanças epistemológicas, a Black Theology pode ser listada entre os movimentos teológicos ligados a práxis libertadora, nos quais a fé tem o dever de responder aos desafios da vida.

O que você precisa saber?

Quem pode fazer o curso
Qual será o investimento
Os módulos que o curso oferece

Esse curso é destinado a professores, pastores, pesquisadores e todos/as interessados/as.

Calendário de Aulas

Teologia Decolonial e da Libertação

Origem e Desenvolvimento da Moderna Teologia Negra

Teologia Mulherista (Womanist) e Engajamento Doutrinário Mulherista (Womanist)

Hermenêutica Negra da Bíblia

Questões Críticas nos Estudos da Teologia Negra

CONHEÇA OS PROFESSORES

Este curso contará com a presença de importantes doutores e doutoras do Brasil e EUA.

Dra. Antonia Daymond

Dra. Lisa Marie Bowens

Dr. Eric L. Williams

Dr. João Paulo Chaves

Dra. Cleusa Caldeira

Informe seu nome
E-mail Inválido
É obrigatório selecionar o Estado em que reside.
Informe seu sobrenome
Preenchimento obrigatório
Entrada Inválida
Abaixo você deverá escolher como deseja efetuar o pagamento, via PayPal, PagSeguro ou Depósito Bancário.
Leia com atenção: Enviar o comprovante de depósito para o e-mail ou por whatsapp no número +552733252071 (somente whatsapp). Não será aceito comprovante de agendamento de depósito.
Razão Social
CEE - Centro de Estudos Especializado
CNPJ.: 03.962.607/0001-40
Caixa Econômica Federal
Agência: 0662
Operação: 003
Conta: 1387-5
Banco do Brasil
Agência: 21-3
Conta: 100727-0
BRL = Real Brasileiro

Opção 1 - CUrso completo

Opção 2 - módulo avulso

0,00 BRL
Desafio inválido

É professora de Teologia Sistemática e Teologia Contemporânea no McCormick Theological Seminary, EUA. É Phd pela University of Chicago Divinity School e Mestre em Divindade pelo Princeton Theological Seminary e BBA no Howard University. Dra. Daymond é coeditora do forthcoming T&T Clark Companion to African American Theology (2019). Ela é uma das organizadoras do T&T Clark Handbook of African American Theology.
Professora Associada de Novo Testamento no Princeton Theological Seminary, onde também fez o seu doutorado. Dra. Bowens é membro da Society of Biblical Literature e da Society of Pentecostal Studies. Ela também é editora do Oxford Online Bible and Race Project, membro da equipe editorial do Bulletin for Biblical Research Journal, co-presidente do Oxford Online Bible and Race Project, e editora do Bulletin for Biblical Research Journal. Ela recebeu o prêmio Wabash Early Career Teaching Fellowship e o Louisville Institute First Book Grant for Scholars of Color.
PhD pela University of Edinburgh. Dr. Williams é Curador da área de Religião no Museu Nacional Smithsonian de História e Cultura Afro-americana em Washington, DC e professor visitante de teologia na Virginia Union University em Richmond, Virginia. Ele é um dos organizadores do T&T Clark Handbook of African American Theology.
Phd em Religião pela Baylor University e Mestre em Teologia Histórica pelo George W. Truett Seminary. Dr. João é diretor do Hispanic Theological Initiative. É autor de "Evangelicals and Liberation Revisited: An Inquiry into the Possibility of an Evangelical-Liberationist Theology" e “O racismo na história batista brasileira: uma memória inconveniente do legado missionário”. Ele ensinou na Baptist University of the Américas em San Antonio, Texas. É atualmente editor associado do periódico Perspectivas e coordenador do GT Religiões Latinx da Academia Americana de Religião.
Atualmente desenvolve pesquisa pós-doutoral em teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e teologia (FAJE). É pós-doutora pela PUCPR .  É doutora em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (2017) e mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem especialização em Fundamentos da Ética, no programa de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pesquisa sobre o acontecimento da redenção em chave pós-moderna e decolonial. Tem se proposto a desenvolver uma Teologia Negra Fundamental na interlocução com o pensamento decolonial, com a reabilitação do pensamento negro crítico: Frantz Fanon, Achille Mbembe e outros. Tem interesse especial nos temas: teologia negra, hermenêutica negra feminista, leitura popular da Bíblia, pensamento decolonial, diálogo inter-religioso e epistemologias afrocentradas.