Sobre o curso

Quem são os Pentecostais?

Os Pentecostais são grupos cristãos que se identificam histórica e experiencialmente com o evento neotestamentário de Atos 2, ocasião em que o Espírito Santo foi derramado sobre a Igreja. Como uma grande avalanche, os movimentos carismáticos-pentecostais, alimentados pela fé na contemporaneidade dos dons e batismo no Espírito Santo, expandiram-se pelo mundo chegando ao Brasil no início do século XX. Resultado de continuidade e descontinuidade de diversas perspectivas cristãs, se inicialmente os pentecostais estavam mais preocupados em evangelizar e vivenciar a fé, há alguns anos, especialmente nos EUA e Europa, eruditos pentecostais e associações de pesquisadores têm pensado a sua identidade teológica.

O que você precisa saber?

A proposta do curso
Quem pode fazer o curso
Qual será o investimento
Os módulos que o curso oferece

O curso pretende apresentar os estatutos de uma teologia que seja tipicamente pentecostal.

Calendário de Aulas

Sociologia e História do Pentecostalismo Global

Hermenêutica Pentecostal: história e epistemologia 

Ênfases Teológicas Pentecostais I: Pneumatologia

Ênfases Teológicas Pentecostais II: Cristologia e Soteriologia 

Ênfases Teológicas Pentecostais III: Missão e Pastoral 

CONHEÇA OS PROFESSORES

Além de doutores e pesquisadores brasileiros com reconhecida produção sobre pentecostalismo e teologia pentecostal, o curso contará com as participações internacionais do Dr. Robert Menzies (EUA), importante teólogo pentecostal e autor de diversas obras, algumas delas publicadas em português, e da Dra. Elizabeth Salazar-Sanzanabr (Chile).

Dr. Robert Menzies
(convidado internacional)

CONHEÇA MAIS

Dra. Elizabeth Salazar-Sanzana
(convidada internacional)

CONHEÇA MAIS

Dr. Gedeon Alencar

CONHEÇA MAIS

Dr. Kenner Terra

CONHEÇA MAIS

Dr. Paulo Ayres

CONHEÇA MAIS

Esp. César Moisés

CONHEÇA MAIS

Dr. David Mesquiati de Oliveira

CONHEÇA MAIS

INSCREVA-SE

Informe seu nome
E-mail Inválido
É obrigatório selecionar o Estado em que reside.
Informe seu sobrenome
Entrada Inválida
Preenchimento obrigatório
Entrada Inválida
Abaixo você deverá escolher como deseja efetuar o pagamento, via PayPal ou via PagSeguro.

Opção 1 - CUrso completo

Entrada Inválida

Opção 2 - módulo avulso





Entrada Inválida
0,00 BRL
Desafio inválido

Possui mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), onde também fez um pós-doutorado. Membro do Grupo de Estudos do Protestantismo e Pentecostalismo - GEPP/ PUC-SP, Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais - RELEP, Associação Brasileira de História da Religião - ABHR e Comissão de Estudos da História da Igreja na América Latina e Caribe - CEHILA. Autor de diversos artigos, publicou quatro livros: “Protestantismo Tupiniquim. Hipóteses sobre a (não) contribuição evangélica à cultura brasileira”, “Assembleias de Deus: origem implantação e militância (1911-1946)”, “Matriz Pentecostal Brasileira. Assembleias de Deus - 1911-2011” e “Ecumenismos & Pentecostalismos: a relação entre o pescoço e a guilhotina”. Também participou em 13 outros livros como coautor.

Mestre e Doutor em Ciências da Religião (UMESP), graduado em Teologia e licenciado em filosofia. Secretário a ABIB (Associação Brasileira de Interpretação Bíblica), da RELEP (Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais) e coordenador do Grupo de Pesquisa “Linguagens da Religião”.  É professor da graduação em Teologia e no Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória. Autor de diversos artigos relacionados a Bíblia, linguagens da religião e hermenêutica pentecostal. Autor dos livros “Experiência e Hermenêutica Pentecostal: Reflexões e propostas para a construção de uma identidade teológica” (CPAD) (esse em coautoria com o Dr. David Mesquiati), “Apocalipse de João: caos cosmos e o contradiscurso apocalíptico” (Editora Recriar), “Os anjos que caíram do céu: o livro de Enoque e o demoníaco no mundo judaico-cristão (CEBI; Editora Recriar; Unida). Também participou de diversos capítulos de livros.

Mestrado em teologia (Master of Sacred Theology) pelo Christian Theological Seminary, Indianapolis, Indiana, Estados Unidos da América. Mestrado em filosofia (Master of Philosophy  e doutor em filosofia (Doctor of Philosophy) pela Drew University, Madison, New Jersey, Estados Unidos da América. Docente e pesquisador na Faculdade Refidim, Joinville, SC. Presidente do Instituto Ecumênico de Pós-Graduação, São Bernardo do Campo, SP. Membro da Society for Pentecostal Studies, Lakeland, FL, Estados Unidos da América. Membro do RELEP (Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais). É autor de diversas artigos sobre pentecostalismos e tradutor de importantes obras sobre teologia pentecostal.

Licenciado em pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná; pós-graduado em Teologia pela PUC-RJ. É professor na FAECAD. É autor de diversos artigos nas principais revistas pentecostais brasileiras e escreveu pela CPAD cinco livros: “Pentecostalismo e Pós-modernidade: quando a experiência sobrepõe-se à Teologia”, “Marketing para a Escola Dominical”, “O Mundo de Rebeca”, “Davi: Uma pedagogia para a Educação Cristã” e “Sermão do Monte”. É também comentarista da revista Lições Bíblicas para Jovens da CPAD.

Tem estudos de pós-doutorado em Teologia no PPGT da PUC-Rio, no PPGT da Faculdades EST e no PPGT do Princeton Theological Seminary (PTS). É doutor em Teologia pela PUC-Rio, Mestre em Teologia pela Faculdades EST, bacharel em Teologia também pela EST, bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, pós-graduado em Educação pelo Claretiano. É professor no Mestrado Profissional em Ciências das Religiões (PPGCR-UNIDA) e na Graduação em Teologia da Faculdade Unida de Vitória. Membro do comitê editorial da Revista Religión y Cultura. É membro do comitê central do Foro Pentecostal Latinoamericano y Caribeño (FPLC) e coordenador da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais (Relep Brasil). É autor de diversos artigos sobre pentecostalismo e das seguintes obras: ““Experiência e Hermenêutica Pentecostal: Reflexões e propostas para a construção de uma identidade teológica” (CPAD) (esse em coautoria com o Dr. Kenner Terra), “Eis-me aqui, Senhor: Disponibilidade como chave missionária” (Sinodal/CLAI), “Missão, cultura e transformação: desafios para a prática missionária comunicativa” (Sinodal/CLAI). Além desse, organizou vários livros e tem vários capítulos escritos sobre Pentecostalismo.

Doutor em Novo Testamento pela Universidade de Alberdeen, Escócia. É professor no Seminário Teológico da Ásia-Pacífico, nas Filipinas. É autor em vários periódicos internacionais e livros importantes sobre teologia pentecostal. Duas de suas obras estão traduzidas para o português: “Pentecostes: essa história é a nossa história” (CPAD), “Glossolalia: Jesus e a Igreja Apostólica como modelos sobre o dom de línguas” (Editora Carisma).

Doutora em teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Bacharel em Teologia pela Comunidad Teológica Evangélica de Chile (CTE); pedagogia pela Universidad La República de Chile, com formação em currículo teológico, gênero e hermenêutica no Instituto Bossey, Suíça.