Confluências Africanas e Afro-brasileiras e as relações étnicos-raciais na Educação

Uma aula on-line AO VIVO toda semana será ministrada via plataforma de transmissão remota (Google Meet, Zoom ou semelhantes). Esta aula ocorrerá toda segunda-feira, das 19h às 22h.

IMPORTANTE: a participação nestas aulas AO VIVO não é obrigatória. Elas são gravadas e ficam disponíveis para os estudantes.

Objetivos do curso

Compreender o pensamento racial brasileiro em seus atravessamentos com a diáspora e os impactos da colonização a partir de uma perspectiva africana e afro brasileira no campo da educação para as relações étnico-raciais, por meio do reconhecimento de epistemologias e produção de conhecimentos não hegemônicos, a partir da enunciação das potências intelectuais negras a fim de que elaborações pedagógicas e educacionais sejam construídas em prol de uma educação antirracista, portanto, democrática.

O curso é voltado, sobretudo, para professoras e professores da rede pública de educação; pesquisadoras e pesquisadores, educadoras e educadores sociais, artistas e ativistas de organizações, movimentos e coletivos que atuam em periferias, sendo priorizadas pessoas oriundas das periferias e negras, com paridade de gênero, incentivando-se também a inscrição de pessoas trans.

Referencias para uma epistemologia negra e periférica45
Racismo estrutural e institucional no Brasil e seus atravessamentos afro-brasileiros e diaspóricos45
Interseccionalidades no debate racial contemporâneo
Memória, encantamento e ancestralidade como metodologias de afetos45
Legislações em educação para as relações étnico-raciais
Olhares para uma educação possível
Práticas pedagógicas e educação étnico-racial45
Seminário Temático e de Pesquisa45

Calendário do Curso

Em breve

O Curso terá uma duração entre 9 e 10 meses (variações podem acontecer em função de feriados)

Cartão de CréditoR$ 2.400,0012
Boleto BancárioR$ 2.400,008

Parceria UNIDA e UNIPERIFERIAS.