Grupos de Pesquisa

{slider title="Cátedra Unida de Teologia Pública e Estudos da Religião" open="false" class="info icon"}

A Cátedra de Teologia Pública e Estudos da Religião, criada em 2012, tem como patrono o Rev. João Dias de Araújo, que ao longo de sua vida dedicou-se ao ensino de uma teologia relevante e vinculada à realidade brasileira e latino-americana, bem como à compreensão do fenômeno religioso como “fato social” (Durkheim). Assim, ela tem o propósito de abrigar reflexões, pesquisas e pesquisadores sobre a teologia pública e os estudos da religião.

Nesse sentido, oferece espaço para a criação de projetos de pesquisa com esse propósito, uma vez que se faz consciente da necessidade urgente de se refletir com perspicácia e tirocínio acerca da “inundação” religiosa que atualmente se manifesta em nosso país de forma tão acentuada e inclusive, catapultada pelos mass media.

Não obstante pertencer à Faculdade Unida e receber dela todo apoio necessário, a Cátedra desenvolve atividades acadêmicas fora da sua grade de disciplinas formais. Com esse objetivo organiza simpósios, seminários e oficinas com temáticas definidas. Assim, auxilia na promoção e execução de eventos acadêmicos. Igualmente, empreenderá seus esforços na tradução e edição de obras clássicas da teologia e dos estudos da religião, ainda não disponíveis em Português. Por fim, reiterar que este veículo está aberto para a realização de projetos acadêmicos que auxiliem no crescimento da área dos estudos da teologia e da religião.

 

Apresentação do Projeto de Pesquisa "Teologia Pública"

O projeto de pesquisa abriga reflexões, pesquisas e pesquisadores/ras sobre a teologia pública e os estudos da religião, promovendo a pesquisa acadêmica em nível de graduação e pós-graduação tanto na perspectiva teológica, quanto nas pesquisas sobre religião no espaço público. Investiga o Protestantismo clássico de imigração e de missão, além de suas vertentes pentecostais nascidas ou desenvolvidas em solo brasileiro.  Estuda também a rica e multifacetada religiosidade brasileira (ameríndia, européia e africana) com uma atenção particular ao fenômeno neopentecostal. Busca definir o conceito de Teologia Pública, analisando como a mesma influencia a atuação pública da religião ou religiões local e globalmente, objetivando a promoção da cidadania.

 

Coordenação: 

Dra. Claudete Beise Ulrich - http://lattes.cnpq.br/2210254997915529
Dr. José Mario Gonçalves - http://lattes.cnpq.br/3208912348632816

{slider title="Linguagens da Religião" class="info icon"}

"O Grupo de Pesquisa Linguagens da Religião (GPLR) espera criar um espaço de pesquisas e popularização de estudos a respeito da relação entre linguagem e Religião, e, também, das diversas formas de linguagens da religião. As Ciências das Religiões, a partir da virada linguísticas e suas consequentes propostas epistemológicas, cujas teorias dão conta da linguagem como construção da realidade, precisa formar, dialogar e aperfeiçoar instrumentos metodológicos com os quais consiga compreender a religião como texto, identificar seus sistemas de manifestação de acesso à realidade e construção de sentido, com seus ritos, mitos, literatura, arte, performances, dinâmicas simbólica, expressões sagradas etc. O Grupo de Pesquisa,seguindo ressentes inciativas de programas em Ciências da Religião, (1) pretende mapear as recentes pesquisas e propostas metodológicas a respeito das teorias da linguagem e da religião; (2) desenvolver pesquisas às expressões da religião e suas linguagens".

 

Coordenação: 

Dr. Kenner Terra - http://lattes.cnpq.br/9944681145159594

 

{slider title="RELEP Brasil - Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais" class="info icon"}

O GP RELEP Brasil (Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais) desenvolve pesquisas sobre o fenômeno pentecostal no Brasil e América Latina de forma interdisciplinar. O grupo acolhe pesquisas prioritariamente na área de Teologia e Ciências da Religião, dialogando com os saberes das demais áreas das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas. Busca analisar o pentecostalismo em sua relação com a política, com as mudanças sociais, enquanto fenômeno religioso de massa, entre outros vieses, além de buscar mapear as diferentes instituições que o compõe na região. O GP RELEP Brasil está ligado à rede continental RELEP (Red latinoamericana de Estudios Pentecostales), trabalhando em parceria com diversos pesquisadores e pesquisadoras no exterior. Para saber mais sobre o trabalho da RELEP Brasil acesse o site: www.relep.org.br

 

Coordenação: 

Dr. David Mesquiati de Oliveira - http://lattes.cnpq.br/5577933648133224

{slider title="REGEVI - Religião, Gênero e Violências: Direitos Humanos" class="info icon"}

“Religião, Gênero, Violência: Direitos Humanos” compreende estudos e pesquisas com base na interseção entre religião, gênero e as diferentes culturas de violência. Com a perspectiva da interdisciplinaridade, procura compreender as relações da religião e do fenômeno religioso nas diferentes formas de violência que se manifestam de forma dramática no Estado do Espírito Santo, bem como em todo território nacional, especialmente na violência contra as mulheres e jovens, perpassando as diferentes manifestações e tradições religiosas, classe social, gênero, geração e etnia.

Objetivo Geral: Refletir com pesquisadores/as e militantes de movimentos sociais e dos direitos humanos sobre inter-relações entre religião, gênero e violências, buscando o fortalecimento da promoção e da defesa do direito à vida em sua diversidade e pluralidade.

 

Coordenação: 

Dra. Claudete Beise Ulrich - http://lattes.cnpq.br/9944681145159594
Dr. José Adriano Filho - http://lattes.cnpq.br/4072349375688174