A Faculdade Unida de Vitória surgiu do sonho de três pastores, Pr. Simonton César Araújo, Pr. Alcimar Ribeiro de Paula e Pr. Wanderley Pereira da Rosa. Eles desejavam criar um espaço de reflexão teológica que tivesse algumas características relevantes ao ministério pastoral e para a própria vida da Faculdade: (1) Uma teologia sempre aberta ao diálogo; (2) Proporcionarmos aos alunos e alunas disciplinas que se tornassem instrumentos práticos para seu cotidiano nas comunidades; (3) Estarmos a serviço de todas as denominações e pessoas que nos procurassem; (4) Docentes que tivessem três características: compromisso com a Faculdade, especialistas nos conteúdos das disciplinas e com boa didática. Além disso, sempre que possível, queriam pastores e pastoras com práticas bem diversificadas, visando enriquecer as experiências compartilhadas em sala de aula e abertos ao diálogo ecumênico. Assim, a Unida foi fundada em agosto de 1997, nas dependências de uma igreja, com 30 alunos com o nome de Seminário Teológico Unido.

Após um período de elaboração, protocolo e análise do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Projeto Pedagógico e, após a montagem de nossa Biblioteca e Laboratório de Informática, recebemos a visita da Comissão do MEC nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2005. A citada Comissão recomendou o Credenciamento da Faculdade Unida e a autorização do Curso de Bacharelado em Teologia com nota máxima em todos os quesitos. As Portarias 3.914 e 3.915 de 14 de novembro de 2005 assinadas pelo Excelentíssimo Ministro da Educação Fernando Haddad publicadas no DOU do dia 16 de novembro de 2005 consumaram este credenciamento e autorização. Em 2009 foi publicada a Portaria de Reconhecimento do Curso de Teologia e, em dezembro de 2010 saiu a autorização para iniciarmos o Mestrado em Ciências das Religiões. Desde agosto de 2007 a Faculdade Unida está instalada no prédio do Centro de Formação Martim Lutero em Vitória/ES, prédio este que, além de uma ótima localização, está totalmente adaptado às exigências do MEC para o funcionamento de um curso em nível de graduação.

Atualmente, a UNIDA tem 1.200 alunos (35% das quais são mulheres) de cerca de oitenta denominações diferentes, incluindo, entre outras, as principais denominações protestantes, várias igrejas pentecostais, a igreja católica e diversas outras religiões. No bacharelado em teologia, a maioria dos estudantes são membros de igrejas evangélicas históricas e pentecostais. No Mestrado em Ciências das Religiões, a maioria dos estudantes são profissionais (pastores, professores, advogados, profissionais de saúde, assistentes sociais, psicólogos etc.) que estão buscando maior qualificação em seu campo específico. Para atingir esse objetivo, a UNIDA emprega quinze professores (quatorze com doutorado) e esses professores representam uma multiplicidade de denominações: luterana, batista, assembleia de Deus, metodista wesleyana, presbiteriana e comunidades independentes.

Recentemente a Unida recebeu seu credenciamento para oferta de graduação e pós-graduação a distância. Esta nova modalidade tem sido um dos principais focos da Instituição no presente e para o futuro. Este credenciamento abriu a possibilidade de alcançarmos estudantes em várias partes do Brasil e do mundo.

A UNIDA também mantém acordos acadêmicos com uma variedade de outras instituições teológicas. Esses acordos demonstram a dedicação da Instituição em participar não só na comunidade local de seus alunos, mas também na comunidade cristã global. Essas instituições parceiras incluem: Faculdades EST (Instituição Luterana do Sul do Brasil), Princeton Theological Seminary (EUA), Interdenominational Theological Center em Atlanta (EUA) e Missionsakademie da Universidade de Hamburgo, na Alemanha. A UNIDA também mantém diálogo com o Seminário Evangélico de Teologia (Matanzas, Cuba) e Universidade Bíblica Latino-americana (Costa Rica). Este foco global e ecumênico também é evidente na adesão da UNIDA à Associação de Seminários de Teologia Evangélica do Brasil (ASTE) e à Comunidade de Educação Teológica Ecumênica da América Latina e Caribe (CETELA). Esses relacionamentos resultaram em uma troca de experiências ecumênicas e globais através da publicação de livros, cooperação em grupos de pesquisa, treinamento pós-doutoral para docentes, acesso à biblioteca, intercâmbio de estudantes e simpósios, seminários e congressos internacionais.

Fazendo isso, a UNIDA procura manter-se fiel a uma tradição protestante brasileira progressista que busca contribuir para a reconciliação entre as denominações através do diálogo, encorajando relações transnacionais e elevando as vozes daqueles que foram marginalizados. Ao se concentrar na troca de ideias ecumênicas e globais, a UNIDA procura reavivar um tipo de protestantismo brasileiro com grande impacto em décadas passadas. A Faculdade Unida tem trabalhado arduamente para resgatar a memória do protestantismo brasileiro, atualizando esta mensagem para os novos tempos. Por isso, assumimos nosso mote: Uma Nova Palavra Para Um Novo Mundo!

CLIQUE NO BOTÃO AO LADO E FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES

Estude em uma das melhores Faculdades de Teologia do Brasil e a melhor do Espírito Santo.

Últimas do Instagram

Localização